domingo, 15 de agosto de 2010

A maioridade da democracia : Crimes de divulgação de imagens montadas e falsas.

Democracia se faz com propostas, maturidade e voto.

Sobre proposta falam os candidatos conforme as regras da campanha. Sobre voto decide cada eleitor, é sobre maturidade que colocaremos alguns pontos, especialmente na questão das versões inventadas e falsificadas.


Alguns setores da imprensa de forma irresponsável estão requentando material antigo para reacender acusações superadas e desprovidas de fundamentos.


Além da perda de credibilidade dos veículos,  um efeito colateral é a divulgação de montagens irresponsáveis e criminosas de fotografias com acréscimo de um detalhe ou outro, falso e deturpado,  que atinge a moral de alguém principalmente por tratar-se de uma 'imagem-de-mentira', toda violação enseja reparação, podendo caracterizar crime dependendo do que se busca induzir.

Na mesma infração está incurso quem retransmite a informação, no caso as fotos adulteradas ou montadas, também incorre em crime. 

Desta forma àqueles que se dizem preocupados com a Democracia por que A ou B é autoritário(a), mas falseia uma informação ou retransmite a falsidade está, este sim, utilizando-se de um expediente nazista tornado conhecido por Goebbels (Paul Joseph Goebbels) para quem "uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade".


Felizmente no mundo atual, globalizado e com facilidade de informação, uma mentira repetida 100 vezes identifica uma pessoa de menor qualidade intectual (v.g. ignorante, burro ou mal intencionado), podendo significar mesmo conforme a ofensa um dano moral ou tipificar um crime e deve ser denunciada de forma a contribuir para uma maior maturidade democrática.

Nenhum comentário: